Marca de salgadinho do Iraque aposta em mercado brasileiro


O salgadinho da marca Mazarieuna, tradicional na região do Levante, é um dos carros-chefes da Great Food. A empresa está pela primeira vez expondo na Apas Show, principal feira focada em alimentos e bebidas das Américas, que acontece nesta semana na capital paulista.

O aperitivo é premium e tem formato parecido com o de um pequeno pão. A iguaria é antiga conhecida de famílias sírias, onde sua história começou.  “Cada um desses [salgadinhos] é feito à mão. É um negócio familiar centenário”, contou o fundador e CEO da empresa, Abdulhad Al Maaliki.

Thais Sousa/ANBA

A Great Food está expondo pela primeira vez no Brasil

A empresa nasceu em solo sírio, mas hoje é baseada no Iraque, em uma cidade de Erbil, que fica a cerca de 350 quilômetros da capital, Bagdá. E de lá, ela exporta diferentes itens para a região do MENA, como Tunísia, Arábia Saudita, Kuwait e Catar, e mais, chega até a Europa, em países como Alemanha e Holanda.

Todos os salgadinhos da empresa são assados. “É muito natural e saudável. Nosso foco é em consumidores de classes altas, já que os produtos são premium”, enfatizou Maaliki.

Outra marca que a empresa iraquiana trouxe para a exposição é a Eveny. Apesar de ter formato de macarrão, os salgadinhos são feitos de batata e também não levam fritura no processo. De tamanho família, o design da linha tem um ar jovial. “Esses salgadinhos são feitos para compartilhar, e buscamos justamente retratar as famílias como consumidores nas embalagens”, contou o CEO. A companhia também produz outros itens, como macarrão.

Primeiro o mercado, depois a fábrica

Foi em uma primeira visita ao Brasil que Maaliki identificou potencial no mercado nacional. “Quando vim pela primeira vez, a turismo, vi que não havia produtos assim no mercado. Então, percebi que havia uma grande oportunidade e decidi abrir uma fábrica. Mas antes disso, quero entrar com os produtos no mercado brasileiro e, então, poderei abrir uma fábrica aqui”, revelou ele à ANBA.

De volta ao País, desta vez para expor na feira, o empresário vai estender sua visita ao Brasil por pelo menos um mês. “Estou planejando visitar supermercados todos os dias. Os que eu já fui e mostrei os produtos, as pessoas viram a qualidade, o design e viram que é um produto interessante. Para construir uma fábrica, você precisa de muitos estudos. Então eu vou estar aqui por um mês para entender melhor o que posso fazer”, concluiu o CEO, que pretende ir além de São Paulo e visitar potenciais parceiros também ao Rio de Janeiro e Curitiba.

Fonte: ANBA

 

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