Ministério aprova Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado de Santana (AP)


Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Documento serve como ferramenta de planejamento de gestão portuária e para orientação das atividades da Administração do Porto

O Ministério da Infraestrutura publicou, na quinta-feira (2), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.515, que aprova o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto Organizado de Santana, no Amapá. Com a aprovação, haverá maior clareza quanto às tendências de demandas futuras, tráfego marítimo e outros aspectos importantes para o planejamento do Porto de Santana.

O projeto portuário foi desenvolvido por meio da parceria entre a Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (FEESC) e da Companhia Docas de Santana (CDSA) com o objetivo de definir o uso apropriado das áreas portuárias. Além disso, o trabalho permite delinear o zoneamento futuro e o plano de ações do Porto, de modo a antecipar ações dentro dos cenários nacional e internacional.

Para o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Luciano Bissi, o PDZ é um dos mais importantes instrumentos de planejamento do porto, pois estabelece os objetivos que as autoridades portuárias pretendem atingir em um horizonte temporal de vinte anos. “O objetivo do trabalho é orientar as atividades do Porto, permitindo que diversos agentes de toda comunidade portuária façam seus planejamentos com o foco na exploração econômica das áreas e instalações portuárias”, explicou Bissi.

Entre outros benefícios do Plano, estão a promoção e a modernização do Porto, a integração com os demais modais de transporte, recomendações de alternativas para o uso de áreas portuárias operacionais destinadas à expansão das atividades, entre outras ações.

Para ter acesso ao PDZ do Porto de Santana, clique aqui.

Anterior TCP realiza amplo programa ambiental voltado para comunidade indígena
Próximo "Corredor da Soja" impulsiona consumo de aço no Brasil