Ministérios de Portos e Aeroportos e de Transportes anunciam ações integradas contra estiagem nos rios do Amazonas e Rondônia


Os Ministérios de Portos e Aeroportos e de Transportes anunciaram, neste domingo, ações estratégicas para mitigar a estiagem que assola os rios do Amazonas e de Rondônia. Além disso, o MPor e Transportes convocaram para próxima terça-feira uma reunião com os governos estaduais e bancadas federais para discutir o assunto.

De acordo com os ministérios, as situações emergenciais estão sendo tratadas com regime de urgência. No caso de Benjamin Constant/Tabatinga, no Rio Solimões, os levantamentos e estudos iniciais foram realizados e já foi declarada a situação de emergência. Segundo o MPor e Transportes, os recursos já foram reservados. Os órgãos aguardam os trâmites finais para a publicação do contrato de dragagem na região, que deve ocorrer até o início de outubro.

No caso da região da foz do Rio Madeira e região do Tabocal, a Diretoria de Infraestrutura Aquaviária, tão logo tomou conhecimento, iniciou os levantamentos necessários, que estão em andamento; para dar continuidade ao processo de contratação. A estimativa é de que a dragagem seja iniciada no local na primeira quinzena de outubro.

Em meio às ações, na próxima terça-feira, os Ministérios de Portos e Aeroportos e de Transportes se reunirão com os governadores do Amazonas, Wilson Miranda Lima; e o governador de Rondônia, Marcos Rocha; além dos deputados e senadores dos estados. O intuito é discutir a seca incomum na região que pode reduzir a capacidade de transporte em até 40%, em duas semanas; e apresentar as ações estratégicas que já estão sendo tomadas.

 

Anterior ANTAQ aprova consulta pública do canal de acesso do Porto de Paranaguá
Próximo Governo de SP capacita 150 pequenas empresas para exportação