Monotrilho que vai conectar Aeroporto de Guarulhos ao trem da CPTM em 6 minutos tem contrato assinado


O Governo Federal assinou na quarta-feira (dia 8) o contrato para a finalização do acesso ferroviário ao Aeroporto de Guarulhos. A ligação da Linha-13 Jade da CPTM aos três terminais do GRU Airport será feita em até 6 minutos pelo People Mover, um monotrilho de trens leves com tecnologia nacional e sem emissão de poluentes.

De acordo com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, as obras deverão começar até janeiro de 2022, com conclusão prevista até dezembro de 2023. O investimento será do setor privado, através de um termo aditivo no contrato de concessão do aeroporto.

Como será o monotrilho que vai conectar o Aeroporto de Guarulhos ao trem da CPTM?

O trecho de ligação por trilhos do aeroporto com o transporte público da CPTM terá 2.731 metros de extensão, em via elevada. Serão quatro paradas: Estação CPTM, Terminal 1, Terminal 2 e Terminal 3. O tempo total do trajeto será de seis minutos, de acordo com o anúncio.

O projeto prevê a utilização de 3 veículos leves capazes de transportar até 2.000 passageiros por hora, simultaneamente, em cada sentido.

A tecnologia contratada envolve o uso de uma canaleta que movimenta os trens por meio de pressão do ar. Motores elétricos instalados ao longo da via geram a circulação de ar o que viabiliza a utilização de veículos mais leves.

Com ele, o acesso da estação ao aeroporto será direto, saindo do vagão de trem já dentro do terminal. Hoje os passageiros que utilizam o trem precisam sair da estação e pegar um ônibus até o aeroporto.

Vale lembrar que essa obra era prevista inicialmente para ser entregue antes da Copa do Mundo do Brasil, realizada em 2014… Mas agora, com o contrato assinado, parece que vai mesmo sair do papel! Antes tarde do que nunca!

A expectativa é de que o monotrilho facilite a vida de quem utiliza o trem para chegar no principal aeroporto do país e até motive mais passageiros a utilizar o serviço, cuja viagem saindo da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, deve levar cerca de 45 minutos (considerando a implantação do People Mover).

Fonte: Melhores Destinos

 

Anterior Porto do Pecém reinicia serviço de exportação de frutas frescas para a Europa
Próximo MInfra lança programa Futuro do Setor Portuário para aprimorar gestão dos portos públicos