Painéis da expo “Um Porto para o Futuro” estão com inscrições abertas e gratuitas


O Porto de Santos estará de portas abertas à comunidade da Baixada Santista e região para acolher uma programação recheada de debates, exposições de tecnologias e muitas outras atividades, nos próximos dias 30 e de 31 de julho, no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais).
Em paralelo e em adição à 2ª edição da maratona conhecida como Porto Hack Santos, que vai propor soluções tecnológicas comunitárias para os setores portuário e de comércio exterior, a EXPO “Um Porto para o Futuro” prevê painéis, com a participação de lideranças femininas de todo o País, para discutir empregabilidade nos portos, a relação porto-cidade e inovação tecnológica, entre outros temas.
O projeto, organizado pelo Instituto AmiGU, reunirá, pela primeira vez, o debate sobre porto, comércio exterior e inovação, com base nos conceitos “inovação”, “inclusão sociodigital” e “equidade de gênero”. Por isso, a meta é que todas as atividades, abertas e gratuitas, tenham a participação de pelo menos 50% de mulheres.

Segundo Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA, entidade promotora do evento, “A ideia é aproximar a comunidade local do maior complexo portuário do País e agitar a região em torno da transformação digital. Será um fim de semana diferente. Um olhar para o futuro”.

PAINÉIS – A programação intensa da EXPO terá seis debates inéditos de autoridades, executivos e trabalhadores locais. Esses painéis serão compostos preferencialmente por mulheres, com atuação destacada no setor, entre as quais: a diretora da ANTAQ, Flávia Takafashi; a diretora-executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap; a coordenadora-geral de Gestão de Portos SNPTA/MINFRA, Fernanda Machado; a VP e fundadora do HUB Mulheres no COMEX, Carolina Marchioli; a fundadora do Juicy Hub, Ludmilla Rossi; a gerente jurídica da EMAP/Porto do Itaqui, Gabriela Heckler; a gerente de marketplace do Magazine Luiza, Flávia Marcon; e a CIO da Cisa Trading, Beatriz Rinn.

A abertura acontecerá no sábado (30/7), às 13h30, com uma palestra da CEO do Juicyhub, Ludmilla Rossi, sobre “Conectividade Exponencial”. Ela abordará como a inovação social pode acolher mulheres na nova economia em torno dos desafios diários (oportunidades, violência e preconceito).

Em seguida, às 15h15, a roda de conversas “#PortoHackDelas” contará a trajetória de mulheres protagonistas nos portos com foco em uma agenda de inclusão na gestão, operação e tecnologia no setor portuário.

Às 17 horas, o painel “Um Porto para todos” encerrará o programa do dia com a discussão da importância da aproximação das cidades com os portos uma vez que eles movimentam 90% de todas as mercadorias importadas e exportadas pelo Brasil.

No domingo (31/7), a programação começa mais cedo, às 10 horas, com o painel “Empregabilidade” para tratar dos caminhos e estratégias para conquistar um espaço no mercado de trabalho. O tema é oportuno, pois os terminais e recintos alfandegados do Porto de Santos são responsáveis pela contratação de parte da população e mantêm comunicação direta com a comunidade, por meio de ações sociais, de capacitação, de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Logo após, às 11h45, a mesa redonda “Transformação digital” elencará as oportunidades e os riscos da transformação digital para a sociedade e trará uma perspectiva sobre o futuro da digitalização das atividades.

O último painel, às 14h30, sobre “Inclusão sociodigital”, vai analisar a participação das empresas e instituições nessa área e apresentar as propostas das duas oficinas de inclusão sociodigital para os jovens de baixa renda da comunidade introduzindo-os no mercado portuário e no campo da tecnologia.

Além disso, as empresas de tecnologia apoiadoras do evento farão exposições para a comunidade sobre tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial, 5G, robótica avançada, blockchain, Internet das Coisas e poder computacional. O objetivo é conectar a sociedade aos portos e à tecnologia.

Tudo isso vai acontecer ao mesmo tempo em que 50 competidores, divididos em dez times, estarão no Porto Hack Santos enfrentado dois desafios definidos pela comunidade portuária.

EMBARQUE NESSA FESTA! – A previsão é que cerca de 500 pessoas participem presencialmente das atividades ao longo desse final de semana, as quais também poderão ser acompanhadas pela internet. “Toda a comunidade de portos, logística e comércio exterior, especialmente as mulheres, além dos moradores da Baixada Santista, serão muito bem-vindos a essa grande festa de inovação”, convida Marco Riveiros, CEO e fundador do Instituto AmiGU, responsável pela organização do projeto.

O site www.umportoparaofuturo.org.br traz a programação completa.

PARA PARTICIPAR É PRECISO SE INSCREVER! – As inscrições estão disponíveis em: https://www.eventbrite.com/cc/expo-um-porto-para-o-futuro-561919?utm-campaign=social&utm-content=attendeeshare&utm-medium=discovery&utm-term=odclsxcollection&utm-source=cp&aff=odclsxcollection. Vem com a gente construir um porto para o futuro!

Serviço:
2ª edição do Porto Hack Santos
Evento híbrido
Data: 30 e 31 de julho de 2022
Local: Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) – Armazém 25 Interno do Porto de Santos
Mais informações e programação: https://www.portohacksantos.com.br/ e https://www.umportoparaofuturo.org.br/.

 

Anterior Webinar vai apresentar oportunidades para empresas do agro em 32 feiras internacionais de alimentos e bebidas em 2023
Próximo Porto de Itajaí realiza curso de fiscalização de manipulação e transporte de cargas perigosas