Ponte sobre o rio Xingu, no Pará, facilitará travessia de passageiros e escoamento na Transamazônica


O Ministério da Infraestrutura deu um passo importante nesta quarta-feira (25) para oferecer uma alternativa rodoviária à travessia de balsa entre Altamira e Anapu, no Pará. Com a assinatura de ordem de serviço para a construção de uma ponte sobre o rio Xingu, os moradores das duas cidades terão uma ligação pela BR-230/PA, a Transamazônica.

As intervenções no trecho de 750 metros de extensão serão possíveis por meio de investimento de R$ 350 milhões. O projeto prevê uma ponte estaiada, com 424 metros de vão central, que ajudará a diminuir o tempo de viagem e dará mais segurança aos moradores de toda a área de influência.

“Esse empreendimento será mais que um grande legado, mas um símbolo de desenvolvimento para o estado do Pará. É uma rodovia muito aguardada, que receberá uma estrutura digna para escoamento da produção”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, após a assinatura da ordem de serviço.

Infraestrutura

Outras intervenções que ocorrem no estado desde 2019 também foram destacadas pelo ministro, como os 120 quilômetros de pavimentação da Transamazônica e a substituição de 40 pontes de madeira por pontes de concreto.

“Uma das obras mais emblemáticas para o Pará foi a pavimentação dos 51 quilômetros na BR-163/PA, que teve consequência a redução do frete em 24% e a redução do tempo de viagem de dez para dois dias. Esse é o Brasil que queremos, que sabe da importância da infraestrutura para a retomada do nosso país”, concluiu.

 

Anterior PIB da China tem crescimento anual de 3,9% no terceiro trimestre
Próximo Com total de 32 contratos assinados, ferrovias autorizadas somam R$ 131,7 bi em investimentos