Porto de Imbituba realiza simulado de emergência do Plano de Emergência Individual


O Porto de Imbituba foi palco, na última sexta, do simulado do Plano de Emergência Individual (PEI) de 2020. O cenário principal envolveu a simulação de vazamento de óleo diesel durante abastecimento no Cais 1 e fechamento da área entre os Cais 2 e 3. A ação finalizou o treinamento de Gestão de Crise, que a equipe técnica da SCPAR Porto de Imbituba e Oceânica, empresa que detém a base de prontidão ambiental do porto e é contratada para executar o PEI, participam anualmente.
“Esses exercícios nos ajudam a prever o tempo necessário para o fechamento completo em caso de situação real, além de entendermos quais os materiais, equipamentos e equipe necessários para executar essa ação”, explica Camila Amorim, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Autoridade Portuária.
Segundo o gerente de Operações da administração portuária, Aristeu Cavalca, simulados como este são importantes, também do ponto de vista operacional. “Ter conhecimento sobre o quê e como deve ser feito de forma rápida e segura nas ocorrências minimizam possíveis interrupções nas operações portuárias, bem como influências negativas no desempenho operacional e na produtividade do porto”, explica. A Oceânica foi a responsável pela organização do exercício, contando com o apoio da Supply Three.
Participaram também representantes da Marinha do Brasil, que acompanharam todo o decorrer do simulado. “A ação reforça a responsabilidade ambiental como prerrogativa do Porto de Imbituba, objetivando a coordenação das atividades portuárias com o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Assim, o exercício pode avaliar a eficiência dos planos de emergência do porto”, acrescenta Fábio Riera, diretor de Infraestrutura e Logística da SCPAR Porto de Imbituba. Todas as medidas de segurança necessárias devido à pandemia da Covid-19 foram adotadas durante a ação.
Anterior Porto Itapoá é destaque no Prêmio Ser Humano da ABRH-SC com três cases premiados
Próximo Movimentação de 10 meses indica novo recorde dos portos do Paranaguá e Antonina nes