Porto de Itajaí: apresentação dos estudos de desestatização acontece hoje


O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) participará da cerimônia de Kick-off, ou seja, de apresentação dos estudos de desestatização do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, que será realizada nesta terça-feira (10/11) pelo Ministério da Infraestrutura.

Programado para ir a leilão no segundo semestre de 2022, o ativo foi qualificado na carteira de projetos do PPI na 13ª reunião do Conselho do Programa, por meio da Resolução nº 121, de 10 de junho de 2020.

O Complexo Portuário de Itajaí é a principal opção para os exportadores e importadores que operam em Santa Catarina e o segundo maior em movimentação de contêineres do Brasil. Até setembro último, a movimentação acumulada de contêineres atingiu a marca de 1,011 milhão de TEUs (sigla em inglês para TwentyFootEquivalent Unit, ou Unidade Equivalente de Transporte, que se refere a um tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés). Apesar da crise da Covid-19, o complexo apresentou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2019.

Os estudos do Porto de Itajaí – que já estão sendo estruturados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) desde o primeiro semestre de 2020 – passarão a contar também com o apoio do escritório Demarest Advogados, da Exe Engenharia e da Mind Estudos e Projetos de Engenharia para a elaboração de relatório de transações e avaliação do negócio, duediligence jurídica, avaliação técnico-operacional, avaliação de recursos humanos, gestão e governança atuarial e previdenciária e avaliação ambiental.

CONFIRA: Porto de Itajaí registra crescimento histórico nos últimos três anos.

 

Anterior Secretário Nacional de Portos participa do Portocom 2020
Próximo Balança comercial registra superávit de US$ 1,55 bilhão na primeira semana de novembro