Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking nacional do IDA – Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ


A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, foi agraciada em 1º lugar na categoria de Maior Índice de Desempenho Ambiental, concedida através da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

IDA (Índice de Desempenho Ambiental) foi desenvolvido em 2001, com o intuito de quantificar e qualificar as informações concedidas a partir das Avaliações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA). Através da metodologia de avaliação, são avaliados 38 indicadores que se enquadram em quatro categorias: Índice de Desempenho Ambiental, Conformidade Regulatória, Artigos Técnicos- Científicos e Iniciativas Inovadoras em Governança Socioambiental.

Os 38 indicadores que compõem o IDA são classificados em 4 categorias e 14 indicadores globais. Dentre os critérios analisados através da comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, Prevenção de riscos e atendimento de emergência, Treinamento e capacitação ambiental Operações de contêineres com produtos perigosos gerenciamento de resíduos sólidos, Divulgação de informações ambientais do porto. O Porto de Itajaí tem um longo histórico quanto a classificação do Índice de Desempenho Ambiental, sendo sete vezes classificado em 1º lugar e em seis em 2º lugar.

Na oportunidade, o Superintendente do Porto de ItajaíFábio da Veiga, esteve presente na cerimônia de premiação em Brasília, representando o Porto de Itajaí, e destacou o frequente desempenho da Autoridade Portuária Pública e Municipal:

“Com imensa satisfação, participei no dia de ontem, juntamente com o prefeito em exercício Marcelo Sodré, da cerimônia de Premiação do Prêmio Antaq, sendo o Porto de Itajaí finalista nas categorias “Conformidade Regulatória –Porto Organizado” e “Maior Índice de Desempenho Ambiental. O Prêmio visa reconhecer e estimular as melhores práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade pelas empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência. Soma-se a isso o fomento à pesquisa e à produção técnico-científica, além da disseminação das boas práticas relacionadas à operação e a gestão do setor”, enfatiza Fábio.

A Superintendência do Porto de Itajaí também foi agraciada em 3º lugar na categoria Conformidade Regulatória, por seu serviço enquanto Porto Organizado. Nesta categoria foram premiadas as empresas que, no quinquênio 2016-2020, apresentaram as melhores conformidades regulatórias, conforme novo modelo de perfil de risco da fiscalização. Para fins de classificação, a avaliação da categoria foi realizada por meio da Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da ANTAQ.

O Prefeito de Itajaí em Exercício, Marcelo Sodré, parabeniza todos os colaboradores portuários pela dedicação e responsabilidade com o Porto de Itajaí, no qual, reflete no constante desenvolvimento portuário e na aquisição de prêmios e certificados, por meio das ações realizadas:

“A Superintendência do Porto de Itajaí e seus colaboradores portuários tem trabalhado afinco com dedicação e responsabilidade, visando um serviço propriamente qualificado e exemplar, para que pudéssemos chegar hoje com resultados positivos para o Porto e cidade. Essas premiações são motivo de orgulho para a nossa cidade, pois esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, através da responsabilidade ambiental praticada pela Autoridade Portuária. A aquisição de prêmios e certificados fortalece a ligação entre o Porto e a cidade, sendo resultado do constante crescimento da atividade portuária de Itajaí”, destaca Marcelo.

O Prêmio ANTAQ 2022 tem o objetivo de reconhecer as iniciativas que se destaquem por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas de governança socioambiental na operação e gestão no setor.

“Nosso trabalho não para a fim de termos o nosso Porto como referência no setor, e como uma importante fonte de emprego e renda para a população da nossa cidade, assim como, para a economia do nosso país. O trabalho está sendo árduo, mas com o apoio de toda a diretoria do Porto e funcionários, mesmo neste momento de indefinição causado pela desestatização, estamos conseguindo com muito esforço, fazer um trabalho de excelência, ganhando novamente premiações em nível nacional. Por isso agradeço de coração todos os meus colegas de trabalho que vem me dando suporte para que tudo ocorra da melhor forma”, finaliza Fábio.

Anterior Índice de Desempenho Ambiental dos portos públicos mantém-se superior aos terminais privados
Próximo Porto de Navegantes é premiado pela Antaq, Cidesport e Lide