Porto de Vitória faz nova manobra-teste com novo calado


Foi realizada, com sucesso, a sexta manobra-teste de saída, com desatracação sem giro, no berço 203 do Terminal de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo. A operação aconteceu com o navio Login Resiliente, de porta-contêiner. Esta embarcação tem 211 metros de comprimento e boca de 33 metros. A previsão do calado (de proa e popa) foi de 11,9 metros. Os rebocadores Procyon, da Wilson Sons, e Topázio e Turmalina, da Camorim, participaram da operação de apoio na desatracação.

Esta foi segunda manobra de saída com calado entre 11,50 metros e 12 metros no Porto de Vitória. A primeira aconteceu no dia 26 de julho. A operação faz parte do processo de testes do novo calado do canal de acesso ao Porto de Vitória, após superada a etapa de manobras experimentais de saída com calado entre 10,67m e 11,50.

As manobras-testes foram recomendadas pela Marinha no final de abril deste ano, após a liberação das novas profundidades dos 8 km do canal, da bacia de giro e dos berços pós-dragagem. Os testes iniciaram em maio.

 

Anterior Estudos sobre terminal de trigo do Porto de Fortaleza são protocolados no TCU
Próximo Docas do Rio registra mais de 45 mil tramitações e 10 mil documentos criados em um mês de utilização do SEI