Portonave realiza primeira manobra de saída noturna com navio de 334 metros


A Capitania dos Portos de Santa Catarina autorizou a realização de 50 manobras especiais de saída noturna do complexo portuário de Itajaí e Navegantes. A primeira operação nesse sentido ocorreu na noite de quarta-feira, 8 de dezembro, na Portonave, com o navio Ever Lotus, que tem 334m de LOA (medida referente ao comprimento máximo de uma embarcação), do armador Evergreen.

Para a realização da manobra, foi necessário o emprego de dois práticos a bordo, que já tivessem executado manobras similares, e a utilização de um Portable Pilot Unit (PPU), ferramenta que auxilia o piloto local na navegação segura da embarcação. Além disso, foram utilizados quatro rebocadores com potências regulamentadas pela Capitania dos Portos.

Duas embarcações de apoio auxiliaram na execução da manobra, sob a coordenação da Autoridade Portuária, evitando interferências no tráfego durante a ação. Ao todo, foram 45 minutos para que a atividade fosse concluída.

Segundo Luiz Pelusi Neto, do Departamento de Operações da Evergreen Brasil, a manobra noturna é de extrema importância para os armadores nos dias de hoje, com o aumento da capacidade dos navios operando no Brasil. Tempo é uma variável com muito peso no cálculo dos custos operacionais e a navegação noturna pode agilizar a entrada ou saída de um navio em até 12 horas. Se levarmos em consideração o sistema de janelas de atracação, o prejuízo pode ser enorme caso o navio seja impossibilitado de sair no período noturno e acabe perdendo a janela do próximo porto. A espera por disponibilidade de berço pode levar dias.

A Portonave é líder na movimentação de contêineres no Sul do Brasil em ambos os segmentos: importação e exportação. E, em escala nacional, o Porto de Navegantes se destaca em segundo lugar no ranking dos portos de movimentação de contêineres.

 

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