Portos de Manaus registram movimento tímido de cargas em 2018


A movimentação de cargas no Porto de Manaus marcou um crescimento de 0,24%, no acumulado do ano, de janeiro a outubro, na comparação com o mesmo período de 2017. Apesar do número tímido, o déficit do período permanece alarmante, mantendo a tradição dos anos anteriores. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O total de cargas movimentadas foi de 10.686.069 toneladas. Dentro desse número, 7.665.505 cargas foram desembarcadas na cidade enquanto que 3.020.564 foram embarcadas. Para os contêineres que chegaram a capital houve aumento de 2,49% e os contêineres saídos caíram em 5,03%.

Para o economista Luiz Rodrigues Nascimento, o cenário deste ano não é surpreendente, considerando, inclusive, os últimos 30 anos. “Nosso comércio exterior é fraco e com baixa competitividade. Os números mostram que nossos produtos não são valorizados no meio internacional e que as empresas, sem estímulo fiscal suficiente, são obrigadas a não investirem no matéria-prima local”, avaliou.

Anterior Porto de Salvador recebe pela primeira vez 1,6 t de bobinas de aço
Próximo Demanda por espaços logísticos é alta no Sul do Brasil