Potencial de Suape é apresentado no XIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa


O Complexo Industrial Portuário de Suape participou, nesta quinta-feira (27),  do XIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), no arquipélago de Cabo Verde, país do continente africano . A  estatal  portuária compôs o painel “Desenvolvimento de Negócios: novas oportunidades para os portos”. Na ocasião, o diretor de Gestão Portuária da estatal, Francisco Martins, falou sobre a estratégia de desenvolvimento econômico e socioambiental para o atracadouro.  O evento segue até esta sexta-feira (28), no formato híbrido (on-line e presencial), no Hilton Cabo Verde Sal Resort, na Ilha do Sal.

congresso2

Para Francisco Martins, a participação no congresso é uma oportunidade para Suape se integrar ainda mais com a comunidade portuária de língua portuguesa, compartilhando novas experiências. “Foi uma grande honra poder apresentar o porto para os integrantes da APLOP. Nossa intenção é ampliar os laços com essa comunidade. Entendemos que também temos muito o que aprender com os parceiros portuários dos países de língua portuguesa”, pontuou.

O diretor falou sobre a dinâmica econômica de Suape, ressaltando a importância da  localização estratégica do porto e suas conexões. A apresentação abordou, ainda, a liderança nacional do porto na movimentação de granéis líquidos e de cabotagem (entre portos do país) e de cargas conteinerizadas e de veículos no Norte/Nordeste. Além do desempenho econômico do atracadouro, os participantes do evento conheceram as principais estratégias de inovação e de sustentabilidade da estatal pernambucana.

congresso3

Com o tema central de “Novos Desafios, Novas Oportunidades para os Portos da Lusofonia”, o encontro pretende criar espaço de reflexão sobre o caminho de desenvolvimento e as oportunidades de reforço dos laços de cooperação entre os nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que integram a APLOP e as várias empresas de topo do universo marítimo.

congresso4

O programa do congresso estende-se por quatro painéis: “Desenvolvimento de Negócio – Novas Oportunidades para os Portos; Portos (Verdes) do Futuro – Desafios e Oportunidades”; “O Direito Portuário nos Países da CPLP”; e “Promoção e Estratégia de Internacionalização dos Portos da CPLP”. Os nove países que compõem a comunidade são: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Timor Leste.

Anterior Maior loja Duty-Free do mundo é inaugurada em Hainan, no sul da China
Próximo Terminal de contêineres de Paranaguá recebe maior navio em capacidade