Prêmio Antaq 2023 reconhece atuação de TUPs associados da ATP


Sete Terminais de Uso Privado (TUPs), associados da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados), foram premiados na 6ª edição do Prêmio Antaq, realizada nesta quinta-feira (23), em Santos (SP). O evento reuniu autoridades e lideranças da atividade e premiou um total de39 empresas e trabalhos voltados ao setor aquaviário.

As premiações aconteceram em cinco categorias: Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-científicos, Índice de Desempenho Ambiental (IDA), Conformidade Regulatória e Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Travessia. Em quatro delas, os TUPs associados da ATP se destacaram.

A Portonave ficou em 1º lugar na categoria Maior Índice de Desempenho Ambiental (IDA), seguida da também associada Porto Itapoá, que ficou na segunda colocação. No recorte de maior evolução anual no IDA, a vencedora foi Transpetro (Terminal Aquaviário de Coari – AM), com a Cargill ocupando a terceira colocação.

Já na categoria Iniciativas Inovadoras, o destaque foi para a terceira colocação do Porto de Pecém (CE). Completam a lista de TUPs associados da ATP premiados no evento, o Porto Cotegipe (BA) e o Terminal de Ponta da Madeira – Vale (MA) que ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente, na categoria Conformidade Regulatória.

O presidente da ATP, Murillo Barbosa, ressalta a importância do reconhecimento promovido pela Antaq sobre a atuação dos terminais privados para a logística e para a economia do país. “Os terminais portuários privados são responsáveis por mais de 65% da movimentação de cargas no país e atuam com investimentos próprios, sempre buscando a inovação e evolução dos serviços. O reconhecimento dos nossos associados não é uma surpresa, já que são empresas muito qualificadas e que investem e acreditam no setor portuário e na logística nacional”, afirma.

PRÊMIO ANTAQ 2023

Em sua 6ª edição, o Prêmio ANTAQ reconhece e estimula as melhores práticas e ações do segmento pelos representantes de cada área. A premiação anual é um reconhecimento aos profissionais que contribuem para a melhoria da prestação de serviços das empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela agência, além de incentivar a pesquisa e a produção técnico-científica.

A premiação de 2023 agraciou empresas atuantes na prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários que tenham adotado iniciativas geradoras de melhorias institucionais, contribuindo para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade e que colaboraram para o aumento da eficiência e sustentabilidade na prestação de serviços.

O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, destacou a importância da evolução da premiação, que pela primeira vez aconteceu fora de Brasília. “A premiação é fruto de todo um esforço da equipe técnica da Antaq, por meio da instituição do Índice de Desempenho Ambiental (IDA). A agência foi precursora ao estabelecer este índice, que gerou uma competição saudável entre os portos e terminais do país. Ao longo dos anos, novos assuntos, pautas ESG e regulatórias foram sendo incorporados, o que trouxe mais robustez para a nossa premiação”, explicou.

 

Anterior Complexo do Pecém fecha contrato para exportação de minério de ferro para a China
Próximo MDIC realiza primeira oficina para alavancar as exportações locais