Prêmio do Governo Federal vai reconhecer os destaques do setor portuário


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participa nesta quarta-feira (1º) da solenidade de entrega do Prêmio Portos + Brasil, no Clube Naval de Brasília. Trata-se de reconhecimento do Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, às melhores práticas adotadas pelos portos organizados do país e aos profissionais responsáveis por suas execuções.

A iniciativa faz parte das diretrizes definidas pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) para promover excelência na gestão dos terminais portuários organizados. Em sua segunda edição, vai premiar os três primeiros colocados em oito diferentes categorias, como Execução de Investimentos Planejados; Crescimento da Movimentação; e Ranking do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP). Uma novidade é a premiação dos terminais de uso privado (TUPs).

A edição 2021 chega com novidades: em vez de quatro, como em 2020, agora são oito as categorias premiadas. Serão reconhecidos os três primeiros colocados nas seguintes classes:

Execução de investimentos planejados – Mensura a proporção do orçamento de investimento disponível no início de 2020 que foi efetivamente executada pelas autoridades portuárias naquele mesmo ano, buscando avaliar a capacidade operacional para concretizar os investimentos desejados.

Variação da margem EBITDA – Avalia, em termo percentuais, a variação da margem EBTIDA – relação entre o lucro operacional e a receita líquida – das autoridades portuárias referente ao ano de 2020 em comparação com o anterior.

Crescimento da movimentação – Avalia, em termo percentuais, o crescimento da movimentação em 2020 dos portos públicos administrados pelas autoridades portuárias, em relação ao ano anterior.

Crescimento da movimentação TUPs/Granel Sólido Agrícola – Analisa, em termo percentuais, o crescimento da movimentação em 2020 dos Terminais de Uso Privado (TUPs) que movimentaram graneis sólidos agrícolas, quando comparado ao ano anterior.

Crescimento da movimentação TUPs/Granel Sólido Mineral – Mede, em termo percentuais, o crescimento da movimentação em 2020 dos TUPs que movimentaram graneis sólidos mineral, na comparação com o ano anterior.

Crescimento da movimentação TUPs/Granel Líquido – Avalia, em termo percentuais, o crescimento da movimentação em 2020 dos TUPs que movimentaram graneis líquidos, em relação ao ano anterior.

Crescimento da movimentação TUPs/Container – Analisa, em termo percentuais, o crescimento da movimentação em 202, na comparação com o ano anterior, dos TUPs que movimentaram container.

Ranking do IGAP – Visa demonstrar a pontuação obtida pelos portos públicos no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP). O índice tem o objetivo de avaliar o desempenho financeiro, a eficiência na gestão de recursos humanos, a capacidade operacional para concretizar investimentos, o comprometimento em atender/corrigir as irregularidades constatadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a qualidade da gestão ambiental dos portos organizados, a transparência na publicação de informações e a regularidade fiscal e trabalhista, entre outros, das autoridades portuárias.

SERVIÇO
O que: Prêmio Portos + Brasil
Quando: 1/9/2021, a partir das 18h
Local: Clube Naval de Brasília – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 13

Transmissão:https://youtu.be/g_WtL-IQPAI

 

Anterior MOL assina memorando para utilizar robôs em sua frota
Próximo CMA CGM obtém receita de US $ 12,4 bilhões no segundo trimestre com um aumento ano-a-ano de 77,2%