CMA CGM obtém receita de US $ 12,4 bilhões no segundo trimestre com um aumento ano-a-ano de 77,2%


A linha de navegação transportou 5,7 milhões de TEUs no período, com aumento de 19,1% em relação ao mesmo período do ano anterior – Foto: Mundo Marítimo / Divulgação

A receita da CMA CGM no segundo trimestre totalizou US $ 12,4 bilhões, 77,2% a mais que no segundo trimestre de 2020, que foi marcada pela forte desaceleração no comércio internacional devido à pandemia Covid-19 e medidas de bloqueio. Estes resultados foram suportados pela atividade marítima do Grupo e, em menor medida, pela atividade logística.

O EBITDA foi de US $ 4,6 bilhões, o que representa uma margem EBITDA de 36,9%, 19,7 pontos a mais que no segundo trimestre de 2020. O resultado líquido, correspondente ao Grupo, foi de US $ 3,5 bilhões.

A CMA CGM continuou a fortalecer sua estrutura financeira com novas iniciativas de desalavancagem no valor de US $ 725 milhões durante o trimestre. A dívida líquida era de US $ 14,9 bilhões em 30 de junho de 2021, uma redução de US $ 1,9 bilhão em relação a 31 de dezembro de 2020.

Transporte de contêineres

No segundo trimestre de 2021, a CMA CGM transportou 5,7 milhões de TEUs, um aumento de 19,1% em relação ao segundo trimestre de 2020, fortemente afetado pela desaceleração do comércio mundial, e um aumento de 4,4% em relação ao primeiro trimestre de 2021. A atividade de transporte marítimo de contêineres foi especialmente dinâmica nas rotas transpacífico, latino-americanas e intra-regionais. 

A receita de transporte de contêineres aumentou 89,4% com relação ao ano anterior, para US $ 10 bilhões, impulsionada por maiores volumes e receita unitária.

O Ebitda do transporte marítimo de contêineres foi de US $ 4,3 bilhões. A margem Ebitda melhorou para 43,2%, um aumento de 24,1 pontos em relação ao segundo trimestre de 2020, suportada por uma receita média de US $ 1.756 / TEU.

Logística

As receitas aumentaram 40,3% com relação ao ano anterior, para US $ 2,4 bilhões. Esses resultados foram impulsionados pelos serviços de gestão de carga em um ambiente de mercado favorável e, em menor grau, pela recuperação das atividades de logística de contrato, que foram severamente afetadas pelas medidas de fechamento relacionadas à pandemia de COVID-19 no segundo trimestre de 2020. O EBITDA aumentou 34,7% para US $ 210 milhões.

Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM, referindo-se aos resultados do segundo trimestre de 2021, indicou que “a forte retoma da economia mundial conduziu a uma procura sem precedentes por serviços de transporte e logística. O Grupo obteve excelentes resultados neste trimestre graças à mobilização das suas equipas Os resultados do transporte marítimo de contentores têm sido impulsionados pelo aumento dos volumes e fretes A nossa subsidiária de logística CEVA tem continuado a melhorar os seus resultados operacionais e financeiros e tem visto um forte aumento na receita. ” 

Ele também acrescentou que “embora a pressão sobre as cadeias de abastecimento globais deva persistir, os bons resultados do Grupo nos permitem acelerar nossa transformação logística e nossos investimentos em ativos industriais. Continuamos o esforço iniciado no terceiro trimestre de 2020 para aumentar nossa capacidade. e atender às necessidades de nossos clientes. Também continuamos a acelerar nossa agenda de RSC, para responder aos grandes desafios do mundo moderno e permitir com sucesso a transição energética.

Anterior Prêmio do Governo Federal vai reconhecer os destaques do setor portuário
Próximo Câmara de Comércio Exterior aprova ampliação da regra de tributação do setor aeronáutico do Mercosul