Retirada de restrição de atracação no berço 3 é debatida no Porto de Imbituba


Na semana passada, foi realizada uma reunião entre a SCPAR Porto de Imbituba, a Marinha e a praticagem, com o objetivo de analisar a viabilidade de retirada da restrição de atracação com preamar (maré cheia) no berço 3.

Atualmente, este cais tem capacidade de atender embarcações com até 11,5 metros de calado (distância da linha d’água até a parte mais baixa do navio). As manobras desses navios têm a restrição de ocorrer somente na preamar do dia, conforme Tábua de Maré.

Conforme estudos de batimetria apresentados pela Autoridade Portuária, é possível a retirada desta restrição, uma vez que as condições de profundidade sem a presença de maré alta permitem a manobra com segurança.

“Este foi um primeiro passo de pré-alinhamento, onde foi compartilhada e discutida a viabilidade, agora vamos oficializar o pedido à Marinha, que fará a análise para retirada da restrição”, afirma Aristeu Cavalca, gerente de Operações do Porto.

Participaram da reunião, por parte da Autoridade Portuária, o diretor-presidente, Fábio Riera, acompanhado das gerências de Operações e Saúde, Segurança e Meio Ambiente, além da coordenação de dragagem. Representaram a Marinha, o Capitão de Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Caio Vinícius Cesar Feitosa, e o Delegado da Capitania dos Portos em Laguna, Capitão de Corveta (T) James Batista. Pela praticagem, os práticos Raphael Souza e Reinaldo Duarte.

“Quando consolidada, o que esperamos que ocorra em breve, essa alteração na normativa dará maior flexibilidade de atracação no berço 3, mantendo a imprescindível segurança da navegação”, afirma Fábio Riera.

Na mesma reunião, foi apresentado o monitoramento de maré em tempo real realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) no Porto de Imbituba, o que garante maior segurança durante as manobras, pois os dados de nível de mar podem ser consultados a qualquer momento pela comunidade portuária.

Anterior Pá eólica gigante é embarcada no Porto do Pecém
Próximo Petrobras teve lucro de R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre