Segunda reunião dos signatários do Manifesto ESG dá início ao compartilhamento de ações no Porto de Santos


Durante a 2ª reunião dos signatários do Manifesto ESG do Porto de Santos, realizada hoje (30) na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), foi iniciada a apresentação de benchmarking visando promover a troca de experiências e criar um inventário de ações ESG do Porto de Santos. O Manifesto já reúne 26 signatários.

A Diretora de Administração e Finanças da APS, Bernadete Bacellar, lembrou que, na 1ª reunião, foi definido que o grupo compartilharia experiências, visto que alguns signatários – como a Autoridade Portuária e a Prefeitura de Santos – já tinham um trabalho muito avançado. Segundo Bacellar, “o compartilhamento das experiências dos signatários contribuirá para a definição de ações ESG conjuntas para o Porto de Santos”.

O Superintendente de Governança, Riscos e Compliance da APS, Cláudio Bastos, comentou que o Manifesto ESG foi lançado em agosto deste ano, durante a II Jornada ESG do Porto de Santos, com o objetivo de pensar ESG nos três eixos (Meio Ambiente, Social e Governança) para a comunidade portuária. Bastos explicou que “a APS e as empresas do Porto de Santos já têm suas ações voltadas para esses eixos, entretanto, a proposta é que a comunidade portuária, liderada pela APS, proponha ações coletivas em conjunto”.

Para 2024, Bastos revela duas iniciativas a serem implementadas: uma premiação ESG para as melhores iniciativas que demonstrem resultados e o “ESG Challenge”, uma espécie de Hackathon, no qual seriam identificados problemas na atividade portuária, na busca de soluções conjuntas.

Os primeiros cases compartilhados com o grupo foram apresentados pela APS, Prefeitura de Santos e Ageo Terminais. Bruno Takano, gerente de Sustentabilidade da APS, detalhou as ações ambientais já deflagradas pela Autoridade Portuária, enquanto o Chefe do Departamento de Políticas dos ODS da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubo Maeshiro apresentou um balanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030. O coordenador de Meio Ambiente da Ageo Terminais, Lucas Guimarães Pires, falou sobre a gestão de gases de efeito estufa.

A próxima reunião geral dos signatários deverá ser na segunda metade de novembro próximo.

Signatários do Manifesto ESG do Porto de Santos:

Aba Infraestrutura e Logística
Adonai Terminal de Líquidos
Concais S.A
Ageo
Brasil Terminal Portuário (BTP)
Grupo Cesari
Citrosuco
Cli
Copersucar
Ecoporto
Hidrovias do Brasil
Odfjell Teminals/Granel Química
Santos Brasil
Terminal XXXIX
T-Grão
Transbrasa
Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)
Associação Comercial de Santos
Prefeitura Municipal de São Vicente
Prefeitura Municipal de Cubatão
Prefeitura Municipal de Guarujá
Prefeitura Municipal de Santos
Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá (Teag)
Terminal Exportador do Guarujá (TEG)
Terminal Exportador de Santos (TES)

 

Anterior Portos do Paraná se torna Platinum Partner de organização internacional
Próximo Exportação de alimentos do Egito cresceu 14% até setembro