Sindacap integra delegação brasileira em assembleia internacional


O SINDACAP integra a delegação que representa os trabalhadores portuários brasileiros junto a Assembleia Latino-Americana do IDC 2023, que acontece entre os dias 3 e 5 de maio, em Quintero – Ventanas, no Chile. O SINDACAP e a Intersindical de São Francisco do Sul, é representada pelo presidente Maurício Sérgio Menelli e pelo assessor jurídico Raudimar Andrete. Além dos francisquenses, a delegação brasileira é composta por companheiros de Itajaí, do Espírito Santo, da FNE e pelo Presidente da FENCCOVIB, Dr. Mário Teixeira.
O IDC (International Dockworkers Council) é uma federação sindical composta por organizações de trabalhadores portuários de todo o mundo. Seus princípios básicos a definem como uma organização da classe trabalhadora unitária, independente, democrática, representativa e assemblear, que atualmente conta com mais de 120.000 trabalhadores em todo o mundo.
O objetivo da assembleia é promover o intercâmbio entre os trabalhadores portuários ao redor do mundo, de modo que os companheiros tenham contato e conheçam a realidade do trabalho portuário de outros países, buscando fortalecer a categoria em caráter internacional.
Para Maurício, “este contato com os trabalhadores de outros países como Chile e México é extremamente importante para aprendermos com os erros e acertos destes companheiros. Existem países onde os portuários estão vivendo em situação de extrema dificuldade, sem renda e condições de trabalho. Estamos aprendendo muito. Contudo, também tem sido uma oportunidade de passarmos para os companheiros a realidade do trabalho portuário no Brasil e as técnicas de negociação que aplicamos com sucesso em nossa base”.
Anterior Governo reduz em 56% preço de taxa de verificação obrigatória para transporte de carga e de passageiros
Próximo Governo do Estado entrega Licença Ambiental para SCPAR Porto de Imbituba ampliar o Cais 3