Super Terminais inaugura guindastes elétricos pioneiros no mundo para o setor porturário


Manaus agora possui três guindastes elétricos pioneiros no mundo para o setor portuário inaugurados nesta quarta-feira (6) pela empresa Super Terminais, que investiu R$ 260 milhões. O maquinário é oriundo da Alemanha, fabricado pela empresa Konecranes. Os guindastes elétricos permitirão a economia de R$ 1,8 milhão em litros de diesel por ano, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

Além da estrutura de ferro, também foi inaugurado o novo píer flutuante da empresa brasileira, que mede 180 metros, o que permitirá a atracagem de quatro navios simultaneamente, o dobro da capacidade atual. O montante de mais de R$ 200 milhões investidos pelo Super Terminais nos últimos três anos foi utilizado na expansão da capacidade do terminal e também na compra de equipamentos de alta tecnologia, que reduzem o impacto ambiental da atividade portuária.

“Os ganhos práticos desses nossos guindastes se dão na maior produtividade de 30%. Vamos conseguir descarregar em navios de forma mais rápida do que já fazemos. Além disso, o tamanho da lança. A que possuímos hoje tem 49 metros de comprimento, enquanto a nova tem 64 metros. Ou seja, nós conseguimos operar navio com 14 fileiras de contêiner e agora vamos operar com 19 fileiras, os quase 30% a mais de alcance desse equipamento”, explicou Marcello Di Gregório, diretor da Super Terminais.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus (PIM). A empresa opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. O empresário também pontuou que a diferença do Amazonas para o resto do Brasil é que os cais do país são fixos, o que normalmente os equipamentos descem rodando. No estado, veio desmontado.

“Esse guindaste foi o primeiro no mundo a ser montado em pedestal. Por isso que demorou tanto para a gente montar. Esse equipamento chegou no Brasil em junho de 2022 e estamos entregando em setembro de 2023. É uma engenharia muito complexa, uma engenharia naval que exige vários profissionais envolvidos, ou seja, o trabalho de todo esse pessoal para conseguir colocar esse guindaste em pé. É o primeiro do mundo produzido, não é o primeiro em operação”, ponderou Di Gregório.

No coquetel de inauguração também estava presente o CEO da Konecranes, Heribert Bonlagi. Sobre essa parceria, Di Gregório disse que ambas as empresas ganharam, assim como a Amazônia. “Nós já víamos uma parceria com eles a longo prazo e quando nós assinamos esse contrato, uma grata surpresa no mesmo momento, eles estavam lançando esse guindaste que é da geração seis do PST10. Foi um ganho a ganho para os dois lados: tanto para a região Amazônica, como para a Konecranes”, disse.

ECOLOGIA E TECNOLOGIA

A inauguração ocorreu um dia depois do Dia da Amazônia, celebrado nesta terça-feira (5), e isso não foi coincidência, uma vez que a Super Terminais conquistou em abril deste ano a certificação de Green Port (Porto Verde) emitida pela organização Alta Qualidade Ambiental Portos (AQUA) por práticas sustentáveis. A empresa passou por uma auditoria rigorosa em que mostrou estar alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) e os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance).

“Nós já conseguiremos economizar aproximadamente 5.800 mil litros de óleo, que não usaremos, ou seja, 100% elétricos e não hidráulicos. Em cima disso, emissão de carbono zero. Além disso, também estamos investindo em outros equipamentos elétricos, além das agendas ambientais e sociais. Sempre estivemos nesse estado. Estamos há 46 anos e sempre seguiremos aqui passando de geração a geração esse nosso espírito empreendedor”, declarou Di Gregório.

Fonte: A Crítica

 

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