Tecon Rio Grande bate recorde de exportação de arroz com 10 mil contêineres no acumulado do ano


Terminal de Contêineres (Tecon) Rio Grande (RS) bateu recorde de exportação de arroz de janeiro a novembro, com 10 mil contêineres do grão embarcados ou mais de 252 mil toneladas.

diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, disse que o principal destino do cereal foi Peru com 12% de crescimento comparado ao mesmo periodo de 2019, mas tambén o arroz brasileiro entrou nos mercados do México y na África do Sul o que impulsionou os envios feitos pelo terminal.

O crescimento desta exportação teve relação com uma maior colheita, entrada em novos mercados como e mudanças nos padrões de consumo provocadas pela pandemia.

“Essa mudança vem favorecendo os alimentos básicos. Com a forte desvalorização do real, o preço do cereal brasileiro ficou mais competitivo no exterior e aumentou a rentabilidade para o exportador”, explicou Bertinetti.

“Em 2020, o arroz alcançou dois mercados importantes, o México e a África do Sul”, acrescentou.

De fato,  os principais destinos do produto foram Peru, Estados Unidos, México, Venezuela, Guatemala, Cabo Verde, África do Sul e Angola.

A empresa disse, num comunicado, que as estimativas prévias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam produção de arroz de 2,4% a 2,7% menor na safra 2020/21 em relação a 2019/20.

“Porém, diante do cenário de provável manutenção da taxa de câmbio em patamares elevados no próximo ano (com dólar apreciado), a exportação segue com um atrativo a mais”, avalia o grupo.

Anterior Teste do etilômetro mostra eficácia no Porto de Paranaguá
Próximo Câmara aprova o BR do Mar, programa do Governo de estímulo à cabotagem