Terminal de cruzeiros do Porto de Santos mantém operações normais durante GLO


O Terminal de cruzeiros do Porto de Santos funcionará normalmente durante a missão de Garantia de Lei e da Ordem (GLO), autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de novembro último. Estão envolvidas na GLO no Porto de Santos todas as instituições que compõem a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos/SP): Polícia Federal, Capitania dos Portos, Receita Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Guarda Portuária da Autoridade Portuária de Santos e Polícia Militar, com a participação do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

A princípio, a Operação conjunta se estenderá até 3 de maio de 2024, conforme previsão do Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023. A Guarda Portuária terá reforço na atuação do efetivo na fiscalização e no controle de acesso, incremento nas ações de fiscalização com uso de drones e realização de fiscalização conjunta com os demais órgãos integrantes da Operação.

Mesmo com o reforço na segurança, de acordo com a empresa Concais SA, operadora do terminal de cruzeiros, os embarques e desembarques não serão impactados. O “Terminal de Passageiros Giusfredo Santini” conta com equipamentos, câmeras e atualizações de softwares para garantir a segurança das operações e dos turistas. Apenas neste ano, a empresa responsável investiu cerca de R$ 4,1 milhões com esse foco.

O objetivo é o combate ao crime com a utilização a tecnologia para flagrar contrabando de armas, materiais explosivos, além da comercialização de drogas. É obrigatório que todos os passageiros e tripulantes passem pela inspeção de malas de mão, detector de metais e, quando necessário, revista pessoal. Tudo isso acontece antes do embarque no navio, nos salões do terminal, equipados com escâneres, câmeras e seguranças.

A inspeção de malas é um dos procedimentos mais importantes nesta etapa da segurança, já que, em grande parte, os produtos ilícitos são escondidos. O salão de recebimento de bagagens é totalmente alfandegado e 100% das malas são escaneadas.

Em diversas ocasiões, o sistema de monitoramento também auxilia na identificação de pessoas com restrições de embarque com mandado de prisão. Esta tecnologia ganha ainda mais importância nos dias em que o Concais recebe três navios simultaneamente, quando são atendidos 32 mil passageiros e mais 2,5 mil tripulantes de cruzeiros.

O Concais é dotado de protocolos de segurança que seguem rigorosamente o Plano de Segurança aprovado pela Cesportos.

 

Anterior Imposto de importação para veículos eletrificados será retomado em janeiro de 2024
Próximo Setor empresarial pede urgência no contrato de transição do Porto de Itajaí