Tópico lança programa inédito que incentiva o reúso de lonas em galpões


Atenta à crescente preocupação dos atores econômicos em desenvolver ações para medir, diminuir ou compensar o impacto ambiental das suas operações, a Tópico, líder nacional em fabricação e aluguel de galpões para armazenagem e coberturas, acaba de lançar o PLIM – Programa Lona de Impacto Menor. O objetivo é conscientizar os compradores sobre o reúso do material. Isso porque, a reutilização pode ajudar as empresas do setor logístico, entre outras indústrias, a reduzirem suas emissões: a cada lona compartilhada há queda de 66% na utilização de derivados plásticos e 74% menos consumo de CO², em relação à fabricação de uma nova. A partir deste mês, os galpões Tópico poderão ser identificados com a tag do PLIM.

Galpões construídos com lona e aço, além do valor agregado da reutilização e da destinação correta, têm a vantagem de gerar zero resíduo durante sua montagem. Uma mesma lona é capaz de abrigar produtos diversos e ser reutilizada, em média, em três aplicações antes de ser destinada à reciclagem. Atualmente, segundo o diretor Comercial e de Marketing da Tópico, Sérgio Gallucci, a companhia tem mais de 2.5 milhões de m² instalados em todo País, que atendem diferentes tipos de negócios em setores econômicos estratégicos, do agronegócio a indústrias.

“Imagine fabricar lonas novas a cada projeto? Inviável. O grande diferencial desse material é gerar economia circular, e o fato dele poder ser compartilhado várias vezes, sem perda de qualidade e reduzindo impactos ambientais. O PLIM é uma iniciativa que consolida estes diferenciais para o mercado e certifica que as empresas que contam com nossas lonas também estão contribuindo para o meio ambiente”, explica Gallucci.

Reflorestamento –  A atenção especial às questões ambientais não é novidade na Tópico. A empresa, única do segmento a integrar o Pacto Global da ONU e a contar com ações voltadas à agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês), também tem um programa de gerenciamento de resíduos para medir a quantidade de produtos (aço, ferro e lonas) encaminhados à reciclagem, e a medição e captura de partículas de fuligem da solda, que ficam suspensas no ar, para que sejam descartadas corretamente por uma entidade certificada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Diretor Comercial e de Marketing da Tópico, Sérgio Galluci

Outra iniciativa exclusiva da empresa é a ‘Floresta Tópico’, projeto realizado em parceria com a organização Iniciativa Verde, que prevê a plantação de árvores a cada novo contrato de locação que a empresa fecha com seus clientes. Mais de 3 mil brotos doados já reflorestaram mais de 14 mil metros quadrados de área, o equivalente a dois campos de futebol de tamanho oficial.

Sobre a Tópico

Líder nacional em fabricação, aluguel e venda de galpões de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas, há quatro décadas, a TÓPICO – empresa do fundo de capital privado Southern Cross Group – ocupa posição de destaque no Brasil. São mais de 2.5 milhões de m² instalados que atendem diferentes tipos de negócios em setores econômicos estratégicos, do agronegócio a indústrias.

Comprometida em alinhar suas atividades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), a Tópico vem investindo e aprimorando suas políticas para atender as agendas ambiental, social e de governança (Environmental, Social and Corporate Governance – ESG). A companhia integra, ainda, a rede Brasil do Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Com mais de 750 clientes ativos e 465 colaboradores diretos, possui fábrica própria e centro de distribuição, ambos localizados na sede em Embu das Artes (SP). Conta ainda com escritório em São Paulo (capital) e filiais em Contagem (MG), Lauro de Freitas (BA), Parauapebas (PA) e Rondonópolis (MT).

 

 

Anterior Edenred Brasil participa da Intermodal, maior evento da América Latina para o setor de logística e transporte de carga
Próximo Estudo inédito da Wilson Sons aponta 528 startups no setor marítimo e portuário em todo o mundo