ABTP investe em capacitação inédita para empresas portuárias em Valência


Algumas das mais relevantes companhias portuárias do Brasil estão em Valência, na Espanha, para participar do curso de capacitação em Estratégia e Gestão Portuária, organizado, de forma inédita, pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) em parceria com a Fundação Valenciaport.

Ao longo da semana, um grupo formado por mais de 20 gestores de empresas e de portos brasileiros, acompanhado da Diretora-Executiva da ABTP, Cláudia Borges, tem a oportunidade de participar de uma imersão no porto de Valência.

O curso, idealizado pela ABTP e pela Fundação Valenciaport, tem como objetivo proporcionar aos profissionais do setor a oportunidade de vivenciar a realidade portuária da Espanha, promover a ampliação do conhecimento teórico e prático, bem como de capacitá-los em gestão portuária em um dos mais importantes portos europeus.

A missão internacional promovida pela ABTP concederá aos participantes a Certificação Internacional em Estratégia e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport, reconhecida internacionalmente como uma organização de referência nos temas de inovação e gestão aplicados à logística portuária. O grupo conta com executivos das associadas: Cargill, Ipiranga Norsk Hydro, Rio Brasil Terminal, Santos Brasil, TESC – Terminal Portuário de Santa Catarina, Vale e Wilson Sons, além de representantes de autoridades portuárias de diferentes estados brasileiros.

Segundo a Diretora-Executiva da ABTP, a missão internacional reforça a determinação da Associação em promover a excelência na área portuária. “Esta missão é extremamente enriquecedora para a ABTP e para o setor portuário brasileiro. Estão sendo dias de muito aprendizado com os nossos parceiros europeus e estamos ansiosos para aplicar essas lições em nossos portos”, diz.

A delegação terá também a oportunidade de realizar visitas técnicas a portos de renome da Espanha, como é o caso do porto Valência e do porto de Sagunto. “Essas visitas permitem uma compreensão mais profunda das operações portuárias avançadas e da aplicação de tecnologias de ponta. São encontros que proporcionam oportunidades para discutir estratégias de desenvolvimento, gestão eficiente de portos e medidas de sustentabilidade”, destaca Cláudia.

Principal complexo portuário espanhol no Mediterrâneo

Os portos de Valência, Sagunto e Gandía são administrados pela Autoridade Portuária de Valência, conhecida como Valenciaport. É o principal complexo portuário espanhol no Mediterrâneo. O Valenciaport possui ligações comerciais com mais mil portos em todo o mundo, por meio de mais de 100 linhas regulares.

As instalações do Valenciaport são referência em infraestrutura. Combinam crescimento econômico com sustentabilidade. Por isso, com o objetivo de se posicionar como um porto verde, a autoridade portuária vem desenvolvendo o programa ‘Valenciaport 2030, emissão zero’, que contempla uma série de ações voltadas à prevenção de impactos ambientais e à descarbonização das operações, a partir da utilização de hidrogênio, instalação de centrais fotovoltaicas e estudos com energias renováveis. O objetivo é alcançar o nível de emissões zero até 2030.

Sobre a ABTP
Maior entidade empresarial do setor portuário, a ABTP atua há 34 anos. Representa 80 empresas associadas, responsáveis pela gestão de 234 terminais portuários, sendo 131 arrendados, 86 TUPs (terminais de uso privado) e 17 estações de transbordo. Juntas, essas empresas são responsáveis por 76% da movimentação portuária nacional e 19% do PIB brasileiro.

Gestores de empresas portuarias e de portos brasileiros durante o curso na Fundacion Valenciaport
Gestores de empresas portuarias e de portos brasileiros durante o curso na Fundacion Valenciaport
Anterior SindExpo Balneário premia boas práticas de gestão condominial
Próximo Estaleiro de Santa Catarina vai levar luxo e esportividade para o São Paulo Boat Show 2023