Antaq quer lançar espaço eletrônico para troca de ofertas de transporte


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará até o dia 9 de março a Tomada de Subsídios Pública 01/2021-SOG, visando obter contribuições e subsídios acerca da proposta de criação de um espaço eletrônico (marketplace), de utilização facultativa, para troca de ofertas de transporte na navegação marítima.

Trata-se de uma plataforma eletrônica que conecta usuários e transportadores, os quais poderão ofertar não apenas o transporte marítimo, mas toda a qualidade de procedimentos na forma de uma solução logística completa aos usuários, em um mesmo local. Assim, uma empresa de navegação poderá ofertar não apenas o transporte aquaviário, mas um produto logístico que poderá incluir outros modais (OTM) ou mesmo serviços dos mais variados, que auxiliarão aos clientes de formas diversas.

O Sistema Eletrônico de Estímulo ao Transporte Marítimo – Setmar, nome escolhido para ferramenta, tem como principal objetivo facilitar a interação entre os usuários – aqueles que demandam o transporte e as empresas de navegação que ofertam os serviços, em especial, para cargas de origem e destino no país, como informou o superintendente de Outorgas da ANTAQ, Alber Vasconcelos, que explica como funcionará o sistema:

“Os usuários incluirão as informações das cargas pretendidas e as empresas de navegação terão um espaço para fornecimento de ofertas de serviço que melhor atendam aos clientes, tudo de modo eletrônico. A operação se dará sem a intervenção direta da agência. O espaço utilizado será uma adaptação do já utilizado para consultas ao setor”, salientou.

De acordo com Vasconcelos, as principais vantagens da ferramenta são a transparência nas informações; redução no tempo de busca comercial e maior oferta de serviços aos usuários de transporte; ampliação do uso do transporte aquaviário (modalidade marítima) no transporte de mercadorias/cargas na costa nacional; e possibilidade de ofertas que englobem soluções logísticas completas.

Por se tratar de um projeto originado a partir de questionamentos do próprio mercado, a expectativa, segundo o superintendente da ANTAQ, é de um bom recebimento da ferramenta pelo setor. “Além de ser uma fonte rica de informações, permitindo ampliar o conhecimento do transporte aquaviário, o sistema assegurará a ampla divulgação a potenciais consumidores/usuários, estimulando a cabotagem nacional”, afirmou.

A expectativa, de acordo com o superintendente de Outorgas da ANTAQ, é de colocar o sistema operacional ainda no primeiro semestre de 2021.

Participação

O questionário relativo à Tomada de Subsídios Pública nº 01/2021-SOG está disponível aqui.

As contribuições poderão ser dirigidas à ANTAQ até às 23h59 do dia 09/03/2021, exclusivamente por meio e na forma do questionário eletrônico, não sendo aceitas contribuições enviadas por meio diverso.

Será permitido, exclusivamente através do e-mail: anexo_tomada01SOG2021@antaq.gov.br, mediante identificação do contribuinte e no prazo estipulado para esta Tomada de Subsídios anexar imagens digitais, tais como mapas, plantas, fotos, sendo que as contribuições em texto deverão ser preenchidas nos campos apropriados do questionário eletrônico.

Caso o interessado não disponha dos recursos necessários para o envio da contribuição por meio do questionário eletrônico, poderá fazê-la utilizando o computador da Secretaria-Geral – SGE, desta Agência, no caso de Brasília, ou nas suas Unidades Regionais, cujos endereços se encontram disponíveis no sítio da ANTAQ.

As contribuições recebidas na forma deste Aviso serão disponibilizadas aos interessados no sítio da Agência: www.gov.br/antaq

 

Anterior Cresce importação de materiais médico-hospitalares em Santa Catarina
Próximo DNIT inicia serviços para resgatar navio que afundou em 2015 no Pará