BNDES ESTABELECE ACORDO COM BANCOS DO BRICS PARA AMPLIAR CAPITAL PRIVADO EM INFRAESTRUTURA


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou nesta segunda-feira, 11, memorando de entendimento com os bancos de desenvolvimento dos demais países que compõem o BRICS, bloco que reúne Rússia (VEB.RF), Índia (Exim Bank India), China (CDB) e África do Sul (DBSA), para mobilização de investimentos privados em projetos de infraestrutura nesses países e no Brasil.

O acordo determina que as instituições criem um grupo de trabalho para avaliar experiências concretas de aplicação de recursos privados em projetos de infraestrutura. Os resultados devem ser consolidados e expostos aos dirigentes das entidades em 2021. A ideia é que sejam apresentadas iniciativas como soluções financeiras, modelagens para concessões e parcerias público-privadas (PPPs), bem como propostas de aperfeiçoamento dos marcos legais e regulatórios aplicáveis. Posteriormente o BNDES e os demais bancos de desenvolvimento poderão avaliar a implementação de instrumentos que favoreçam a atração de recursos privados com base nas conclusões do grupo de trabalho.

As instituições também manifestaram o interesse em renovar, em abril de 2020, o memorando de cooperação estabelecido inicialmente em 2010 e reeditado em 2015. Este documento constitui o marco inicial de aproximação das instituições de desenvolvimento do BRICS e serviu de base para a criação do New Development Bank. Ele estabelece os termos básicos de cooperação entre as entidades envolvidas.

Anterior Thyssenkrupp Marine Systems investe € 250 milhões em estaleiro alemão até 2023
Próximo Região mobiliza lideranças pelo lote-4 da BR-392