Egito cria comitê para incentivar comércio com a África


O Comitê Ministerial para o Desenvolvimento das Exportações Egípcias para os Países Africanos realizou sua primeira reunião (foto acima) nesta semana, presidida pela ministra do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hala El-Saeed, na presença do ministro da Justiça, Omar Marwan, do ministro dos Transportes, Kamel Al-Wazir, e do ministro do Setor de Negócios Públicos, Hisham Tawfik.

A reunião também contou com a presença do ministro da Agricultura e Recuperação de Terras, El Sayed El Quseir, o vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos Africanos, Hamdi Loza, o diretor do Centro de Informação e Apoio à Tomada de Decisão no Conselho de Ministros, Osama El-Gohary, a conselheira econômica do primeiro-ministro, Jihan Saleh, além de representantes do Ministério da Indústria e do Comércio, da Federação das Indústrias do Egito, de Conselhos de Exportação, do Banco Central e de diversos bancos, além de especialistas.

Hala El-Saeed falou sobre a formação do comitê e as tarefas mais importantes a ele atribuídas, tendo em vista a determinação do Estado Egípcio em fortalecer as relações de cooperação com os países africanos, aumentar o intercâmbio comercial com a região e dobrar o volume das exportações até 2025.

O conselheiro da ministra do Planejamento, Mohamed Fathi Saqr, apresentou estudo detalhado sobre a situação atual e proposta de um plano para aumentar o comércio com os países africanos. Ele explicou os desafios e as oportunidades, segundo o estudo, e sugeriu um plano de ação. Os participantes concordaram em estudar o plano de trabalho proposto e estabelecer as etapas operacionais cabíveis a cada ministério e órgão representado no comitê, em preparação para apresentação ao primeiro-ministro, Mostafa Kamal Madbouly.

*Tradução do árabe de Georgette Merkhan

Fonte: ANBA

 

Anterior Gecex reduz Imposto de Importação para ampliar produção de energia limpa no País
Próximo Maior leilão da história do setor portuário garante mais de R$ 700 milhões em investimentos