As exportações brasileiras de frutas em 2023 alcançaram um volume de 1,06 milhão de toneladas, aumento de 6% comparado ao ano anterior. Em receita ultrapassou a marca de 1,2 bilhão de dólares em faturamento, número recorde com alta expressiva de 26,73%.
Esse resultado reflete a expressiva diversidade de frutas cultivadas no país, assim como o contínuo crescimento, o reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros nos mercados globais e à abertura de novos mercados.
O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, enfatiza o compromisso e o trabalho árduo dos produtores brasileiros.
“Esse recorde é o resultado direto do esforço incansável dos nossos fruticultores. Eles dedicam suas vidas a cultivar frutas da mais alta qualidade, com respeito ao meio ambiente e na busca incessante pela excelência. Estamos extremamente orgulhosos desse marco e continuaremos a apoiar e fortalecer nossa fruticultura”, disse.
O Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de produção de frutas no mundo, é um dos maiores no cultivo de manga, melão, uva, laranja, banana e acerola.
Destaques
A manga continua a liderar as exportações, com aumento de 51,52% em valor e 15% em volume, totalizando mais de 266 mil toneladas dessa fruta. Já o melão segue como o segundo produto mais exportado, ultrapassando 228 mil toneladas, com um faturamento de US$189 milhões, com um expressivo crescimento de 20,93% em valor e 2,61% em volume.
O abacate continua com um crescimento progressivo a cada ano, a fruta alcançou um notável registro de mais de 128% em valor e surpreendentes 143% em volume nesta temporada.
No ano, pouco mais de 56 mil toneladas de banana foram exportados, cifra 33,3% menor se comparada ao mesmo período de 2022. O faturamento também caiu para U$S 25,15 milhões, número 32,6% menor no intervalo comparativo.
Na contramão, as vendas externas de laranja em 2023 tiveram um volume de 2,56 mil toneladas, alta expressiva de 610% em relação ao mesmo período de 2022. O faturamento foi de US$ 1,2 milhão, cifra 235% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
O acumulado das vendas de 2023 para a maçã totalizou em 36 mil toneladas, leve crescimento de 2,83% em relação ao mesmo período de 2022. No ano passado, o faturamento chegou a US$ 30,5 milhões e representou alta de 24,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O mamão, no entanto, registrou queda de quase 5% nas exportações em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 37,85 mil toneladas. O montante representou US$ 53,07 milhões de faturamento, ou 6,91% na comparação com o mesmo período do ano anterior.