México reduz medida antidumping contra as exportações brasileiras de papel bond


Secretaria da Economia do Governo mexicano, publicou no Diário Oficial do país, a redução da medida antidumping contra as exportações brasileiras de papel bond que estão em vigor desde março de 2013 de 37,78% para 6,74%.

A decisão de redução resultou de uma determinação preliminar emitida durante a revisão ora em curso da medida antidumping. Essa revisão incluiu um recálculo da margem de dumping, utilizando dados fornecidos pelo Governo Brasileiro, por produtora/exportadora brasileira e pela indústria doméstica mexicana.

Antes da imposição inicial, as exportações brasileiras do produto para o México ultrapassavam US$ 21 milhões em valor e 22 mil toneladas em volume. No entanto, com a aplicação da medida antidumping, a competitividade do produto brasileiro no mercado mexicano foi praticamente inviabilizada. Em 2022, as exportações brasileiras de papel bond totalizaram cerca de US$ 98 mil, correspondendo a menos de uma tonelada.

O Governo Brasileiro, especialmente por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) tem desempenhado um papel ativo no caso. Nesse sentido, aportou manifestação aos autos, colaborou com a autoridade investigadora na obtenção de dados e realizou reunião bilateral com o departamento responsável pela condução da revisão.

O Brasil seguirá atento ao desenvolvimento do procedimento, com o fito de garantir a observância das normas multilaterais que regem a aplicação desse tipo de medida.

Anterior Mapa define novas exigências para a importação de amêndoas argentinas
Próximo Governo de Pernambuco e Ministério de Portos e Aeroportos lançam licitação para obras de dragagem no canal interno do Porto de Suape