Porto de Itajaí pode voltar a ter movimentação de contêineres em 30 dias


O Porto de Itajaí pode voltar a ter movimentação de contêineres em cerca de 30 dias. A retomada deverá ocorrer por meio de uma parceria com o Porto de Santos, com manutenção da Autoridade Portuária Municipal e utilização da mão de obra local. A medida deve ser efetivada em cerca de um mês e, para gerenciar as atividades, o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, assume a superintendência do porto.

A solução emergencial para o terminal foi apresentada atual presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, que representou o Governo Federal em coletiva à imprensa. Segundo Décio, a parceria com o Porto de Santos foi a alternativa mais ágil encontrada para retomada das operações em Itajaí. A solução também foi discutida e aprovada por todas as categorias de trabalhadores portuários da cidade.

“Acredito que a solução apresentada, numa importante parceria dos governos municipal e federal, é fundamental para que possamos ter essa retomada dos navios de contêineres. Que possamos somar ideias e esforços nessa solução imediata para a economia local”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A parceria com o Porto de Santos possibilitará a vinda de parte das operações portuárias para Itajaí, com o fornecimento dos equipamentos necessários e a utilização da mão de obra local.

O vice-prefeito Marcelo Sodré assumiu a Superintendência do Porto para conduzir os próximos passos para retomada das operações. “Importante esse apoio que o Governo Federal está dando neste momento. É um desafio assumir a superintendência, eu já fui diretor comercial do porto e venho acompanhando a situação de perto. Faremos todo possível para trazer a volta da movimentação de contêineres”, ressalta Marcelo Sodré.

Mais de 1,3 mihão de toneladas em maio

Mais de 1,3 milhão de toneladas de cargas oram movimentadas pelo Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu em maio. Na movimentação de contêineres em TEU’s, o complexo movimentou 124.282 TEU’S. No acumulo do ano, de janeiro a maio de 2023, houve a soma de 6.415.481 toneladas e 560.927 TEU’S.

Um total de 72 escalas de navios foram contabilizadas: 66 delas no Terminal de Uso Privado (TUP) Portonave, 2 na APM Terminals e cais público do Porto de Itajaí, 2 no TUP Teporti e 2 no TUP Barra do Rio. No Porto de Itajaí, foram registradas 17.309 toneladas na movimentação total de cargas e no acúmulo do ano este número foi de 156.124 toneladas e 282 TEU’s.

Ainda em maio, o Porto de Itajaí recebeu uma atracação de navio Roll On Roll Off com 816 veículos abordo da embarcação Eurasian Highway. A atracação desembarcou 390 veículos da montadora alemã, BMW, e 426 unidades da General Motors (GM). Com o navio de celulose Panamana, também houve a movimentação de 15.890 toneladas de carga de celulose. Ambas operações foram realizadas pela empresa SC Portos.

 

Anterior Cabotagem pode reduzir em mais de 60% o custo do transporte de cargas no país
Próximo Cattalini e Senai lançam Curso Técnico de Mecatrônica com moderno laboratório