Porto de Paranaguá quer consolidar movimentação em mais de 50 milhões de toneladas


Uma série de obras irá preparar o complexo portuário para receber 80 milhões de toneladas de carga em 20 anos

O novo presidente da Administração Portuária dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o economista Luiz Fernando da Silva, pretende pautar sua gestão no aumento da participação dos portos na logística brasileira, elevando sua competitividade e mantendo a movimentação em volumes superiores a 50 milhões de toneladas/ano. Em 2018, Paranaguá movimentou 53 milhões de toneladas.

Pelo plano mestre do sistema portuário feito pelo governo federal, o volume previsto de cargas para chegar a Paranaguá é de 80 milhões de toneladas em 20 anos. “Nós sabemos que a nossa condição de atracação é reduzida e o primeiro fator para atingir este volume é expandir este item”, destaca. O projeto de ampliação do cais de acostagem do Porto de Paranaguá para atingir a meta prevê a construção de três novos píeres em formato “T”, “F” e “L”, todos com foco na movimentação de granel sólido e líquido.

Os projetos foram apresentados à comunidade durante audiência pública para licenciamento do Ibama, na segunda quinzena de janeiro. “São grandes obras que preparam o Paraná para receber as 80 milhões de toneladas de carga previstas para 2030/2040. Estes empreendimentos devem gerar muitos empregos, mas também trazem os impactos naturais da atividade portuária”, explica o diretor-presidente dos Portos do Paraná.

Segundo Luiz Fernando, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina não irá esquecer dos acessos. “Temos três vetores que são os acessos (rodoferro), os terminais e as condições de atracação para trabalhar”, acrescenta. A melhoria dos acessos é, inclusive, uma determinação do governador Ratinho Júnior. A obra vai garantir o ordenamento da movimentação de caminhões na chegada ao porto. Atualmente está em obras o viaduto de acesso ao porto, localizado no km 5 da BR-277. O novo viaduto, que terá 900 metros de extensão, 6 metros de altura e 7,6 metros de largura, vai atender o aumento do fluxo de veículos para os próximos 20 anos e está sendo construído com recursos do próprio porto.

Para a organização dos caminhões, a Appa já conta com o pátio de triagem e um novo está em projeto para ser instalado na Vila da Madeira, que vai ordenar a saída dos caminhões que chegam ao porto de Paranaguá. “A ideia é concentrar este caminhões em um local único, no mesmo estilo do pátio de triagem”, informa o presidente. Também é intenção da nova administração melhorar as condições de chegada de trem no porto em parceria com a Rumo Logística, melhorando a logística ferroviária e as intervenções urbanas.

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Com atuação intensa nas esferas da administração pública e no planejamento dos projetos portuários, Luiz Fernando da Silva é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Gestão de Empresas. Luiz Fernando foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e já atuou como assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, e coordenador do Grupo de Trabalho que estudou a solução para o problema da dragagem do Porto de Santos/SP. Também integrou o grupo de trabalho para a desburocratização e simplificação da legislação portuária que culminou com o Decreto 9.048/17, considerado um novo marco regulatório no setor portuário. O novo presidente da APPA tem participado de eventos e palestras em vários locais do mundo, sempre como especialista no segmento de portos.ν

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